A importância de ser 12:

Não temos dúvida de que a cada ano que se passa, a cada dia que termina, a cada minuto que cessa, estamos mais perto da vinda do Messias.


Nossa vida é feita de ciclos, de mudanças de tempos e estações. Com a igreja de Cristo não é diferente. Estamos vivendo um tempo novo, novo para nós que nunca o vivemos, mas sabemos que estão sendo resgatados muitos ensinamentos, pensamentos, modo de vida e paradigmas que eram importantes para Igreja primitiva.

O modelo de discipulado dinamizado por Jesus está sendo hoje colocado em prática para que as boas novas sejam ensinadas a todos. Através do modelo dos 12 criado por Jesus, a Igreja está usufruindo um crescimento não somente numérico mais também no que diz respeito ao caráter do povo e a consciência de viver segundo os padrões bíblicos.

Em Lucas 6:12 a Bíblia nos diz:





“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de Apóstolos”.



É interessante notar que a Bíblia deixa bem claro nessa passagem que Jesus passou uma noite inteira orando para escolher entre os seus discípulos 12 homens. Isso demonstra a importância da escolha, era uma decisão importante, era uma decisão que precisava do respaldo do Pai, uma decisão que não podia ser tomada de qualquer maneira, pois iria determinar o futuro da Igreja.

Porque 12? Porque não 10? Ou 20? Ou, porque não todos os discípulos?

Jesus tinha em mente um modelo de equipe bem coesa, unida e preparada. Havia necessidade de um governo para Igreja que ainda havia de nascer. Jesus ressuscitaria, subiria aos céus, mas precisava deixar uma equipe bem preparada para assumir a liderança, o governo e administração da Igreja. Uma equipe que tivesse o seu caráter, uma equipe corajosa, decidida e fiel aos seus ensinamentos.

Certa vez Jesus fez aos seus 12 a seguinte pergunta:

“Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo um de vós é o diabo? (Jo 6:70)

Apesar de ter fechado seu modelo naquela manhã abençoada precedida de uma noite inteira de oração, declarou, posteriormente, que um dos doze não era fiel, seria o traidor, iria se rebelar contra seus ensinamentos.

Jesus fez uma pergunta curiosa: Eu não vos escolhi em número de 12? Nesse momento os 12 discípulos já sabiam a importância e a responsabilidade que eles haviam assumido. Jesus quis mostrar pra eles que havia escolhido uma equipe para governo da Igreja, uma equipe de lideres, mas apesar disso ainda haveria entre eles um rebelde.

Judas se rebelou porque não entendeu o chamado, seus pensamentos e motivações eram carnais. Judas queria somente o status de ser 12, queria o respeito das pessoas, pensava somente em seus próprios interesses. Apesar de fazer parte da equipe, Judas não tinha unidade com a equipe e nem com seu discipulador. Judas era egoísta, interesseiro e calculista, por isso traiu Jesus.

Jesus mostrou a nós que temos que estar atentos para não permitirmos que Judas façam parte de nossa equipe. O que Jesus passou foi terrível, foi um golpe muito grande, a dor da traição é terrível.

Quando Jesus ressuscitou a equipe ficou desfalcada, os 12 não eram mais 12 e sim 11. Doze tem que ser doze, um modelo deve ser formado por 12 discípulos e não 09, 10 ou 11. Assim, para que o modelo fosse fechado Mathias foi legitimado pela equipe (Atos 1:24-26).

Ser doze significa ter fidelidade a um líder. É uma honra fazer parte de um modelo. Ser doze significa governar segundo os padrões de Deus, fazer parte de um modelo é não ser solitário, não ser derrotado, é viver em família, é ter com quem contar.

Sigamos o modelo de Jesus. Todo discípulo de Jesus deve fazer discípulos, não somente ganhar almas, mas fazer dessas almas discípulos primeiro de Yeshua. Jesus deixou uma ordenança a igreja:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado...” (Mt.19-20)

Não existe modelo de discipulado melhor do que esse ensinado por Jesus. Discípulos que são chamados para serem 12, para fazer parte de um modelo de conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.